Mulheres empreendedoras!

Segundo o (IBGE), as mulheres são a maioria da população brasileira (50,67%) e estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, na política, na economia e em outras esferas também! Já reparou como estamos ocupando cargos de liderança em organizações públicas e privadas?

As mulheres definitivamente chegaram ao mercado de trabalho para agregar! Apresentamos características distintas dos homens que resultam num diferencial positivo para a equipe. Podemos ressaltar a inteligência emocional,  a atenção aos detalhes, a organização,a habilidade e a capacidade de empatia ao lidar com as pessoas dentre outros atributos essenciais para a ocupação de cargos de liderança. Infelizmente, a diferença salarial ainda acontece entre homens e mulheres mas, as Empresas que utilizam desta atitude precisará mudar para não fecharem as portas! As mulheres empreendedoras estão principalmente nos segmentos de vestuário, alimentação, acessórios, beleza, Imagem e eventos. Segundo dados do IBGE, o índice de mulheres em cargos de gerência e direção no Brasil chegou a 37% em 2017, mas apenas 10% estão nos topos dos comitês executivos das grandes empresas. Estou otimista e acredito que esta situação irá se modificar!

A luta e  esforço das mulheres para alcançar posições antes não cogitadas foi e é grande! Dividir o tempo com tantas funções como a mulher que direciona o lar, a mãe, a esposa, o tempo de lazer, o estudo, o trabalho, o autocuidado, a imagem pessoal, não é brincadeira! Mas estamos certas de como é importante e prazeroso o trabalho, o labor seja ele dentro ou fora de casa,o  ato de produzir gera alegria, preenche o coração, eleva a autoestima de um tanto, não é mesmo?

As mulheres estão precisando ir em busca do trabalho para ajudarem no sustento da casa cada vez mais, e também para sentirem-se realizadas profissionalmente ou pessoalmente, que maravilha! Inclusive, esta pareceria nas relações entre os casais é muito importante e saudável . Eu, particularmente, acredito em parceria mesmo, rs! Sem preconceito de funções.

Tenho convicção de que a mulher tem uma função muito especial na sociedade porque é como se fosse um importante pilar na família que por sua vez, formará a sociedade. Não sou feminista e nem machista mas um pouco de cada, tenho minhas idéias e valores que vem de longe e venho buscando me equilibrar nas atitudes e pensamentos.

Enquanto Consultora de Imagem cheguei no ponto super importante da nossa conversa!

Com tantas conquistas das mulheres ao longo dos últimos 30 anos, em pleno Séc.XXI, no ambiente corporativo, com várias mudanças de padrão, dissolução de crenças, gerações com valores tão diferentes, pergunto para vocês:

Como deve ser a imagem desta nova mulher? Há regras? Há padrões a se seguir para transmitir mensagens de poder ou liderança? É possível se construir uma nova imagem visual ou identidade visual? Nosso estilo de se vestir se modifica ao longo dos anos?

No próximo post vamos abordar estas e outras questões!

Deixe seu comentário!