Sabem aquelas  atitudes simples que comumente cobramos dos outros no cotidiano nos dias de trabalho, mas sinceramente, não as executamos?

As consequências podem ser desde um incômodo persistente que tentamos passar por cima a situações drásticas de conflitos e desarmonia.IMG-20170925-WA0017

Sobre o convívio interpessoal, algumas queixas se repetem e uma delas diz respeito a invasão do espaço alheio (desde espaço físico mesmo até comportamental e emocional).
Respeitar opiniões alheias, espaços alheios ou mesmo o bom senso de se escolher o tom de voz a ser usado, as palavras utilizadas nas pontuações necessárias, os penduricalhos das pulseiras, o perfume fortíssimo,  o salto que faz toc, toc, toc oito horas por dia. Bom, um vasto universo de comportamento a ser repensado.
A origem de todas as queixas que escuto e muitas vezes faço intervenções nos locais de trabalho, tem como base a falta de respeito ao próximo e  modificações pessoais que se fazem urgentes, afinal o que cobramos dos outros, muitas vezes se encontram em nós mesmos e não percebemos.

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Ludwig Mies van der Roche, arquiteto alemão renomado (1969), teve um estilo arquitetônico onde as formas eram limpas, clássicas e funcionais.Uma de suas expressões se perpetuou pelo mundo da moda e style minimalista que dizia:  “menos é mais” ! Esta máxima pode ser lembrada nos ambientes de trabalho, se o ambiente é formal, ainda mais!

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Ludwig Mies van der Roche, arquiteto alemão renomado. Aachen, 27 de março de 1886 — Chicago, 17 de agosto de 1969).

A partir daqui, lanço 8 atitudes que com certeza ser forem colocadas em prática  e seguindo  a ideia de que ” menos é mais” , irão gerar uma leveza considerável nas relações interpessoais dos ambientes de trabalho e como consequência, disposição ao trabalhar, leveza e  produtividade.

1- Menos perfume, mais bom senso;

2- Menos penduricalhos nas pulseiras, mais empatia, pois colocar-se no lugar do outro, ainda é o melhor remédio da humanidade;

3- Menos toc – toc de salto alto, mais adequação ao escolher a altura e largura do salto do sapato;

4- Menos uso de Whatsapp e facebook no trabalho, mais foco e olho no olho;

5- Menos individualismo, mais colaboração com o grupo;

6- Menos queixas dos colegas e reclamações do chefe, mais proatividade e colaboração;

7- Menos intrigas e conversas atravessadas, mais auto-análise no final do dia: Em que falhei? Como posso melhorar? Agi com meu colega como gostaria que fizessem comigo?IMG-20170925-WA0013

8- Menos cópia, mais autenticidade.

Gostaria de aumentar esta lista e para isto, conto com sua colaboração!

Sugestão de temas através do e-mail. Até breve!